Quando deve ser realizada?
Está indicada para rastreamento de tumores do intestino a partir dos 50 anos, mesmo em pessoas assintomáticas e mais precocemente naqueles com histórico familiar de câncer colorretal. Pacientes que apresentam sangramento intestinal, modificação do hábito intestinal, diarréia recorrente, dor abdominal sem causa estabelecida, emagrecimento, doença inflamatória intestinal, entre outros, também devem realizar colonoscopia para diagnóstico e vigilância.
Como é feita?
É necessário fazer uma dieta e tomar alguns medicamentos para a limpeza do intestino (preparo para colonoscopia). Você receberá as orientações detalhadas quando agendar o exame. Esse preparo é fundamental para a realização de um exame de qualidade, pois a presença de resíduos de fezes prejudica a visualização da mucosa intestinal.
Será realizada em ambiente hospitalar, com acompanhamento e sedação anestésica e duração aproximada de 20 a 40 minutos. Após o exame, o paciente deverá permanecer em observação até recuperar-se do efeito da sedação. Será necessário um acompanhante maior de 18 anos para a liberação hospitalar.