COLONOSCOPIA

É o procedimento que permite examinar o intestino grosso e reto e a porção final do intestino delgado (íleo). Além da inspeção da mucosa intestinal, a colonoscopia também possibilita a realização de biópsias para auxiliar alguns diagnósticos, bem como, procedimentos terapêuticos, como a remoção de pólipos intestinais.

Dra. Danielle Damo - Colonoscopia

Quando deve ser realizada?

Está indicada para rastreamento de tumores do intestino a partir dos 50 anos, mesmo em pessoas assintomáticas e mais precocemente naqueles com histórico familiar de câncer colorretal.  Pacientes que apresentam sangramento intestinal, modificação do hábito intestinal, diarréia recorrente, dor abdominal sem causa estabelecida, emagrecimento, doença inflamatória intestinal, entre outros, também devem realizar colonoscopia para diagnóstico e vigilância.

Como é feita?

É necessário fazer uma dieta e tomar alguns medicamentos para a limpeza do intestino (preparo para colonoscopia). Você receberá as orientações detalhadas quando agendar o exame. Esse preparo é fundamental para a realização de um exame de qualidade, pois a presença de resíduos de fezes prejudica a visualização da mucosa intestinal.

Será realizada em ambiente hospitalar, com acompanhamento e sedação anestésica e duração aproximada de 20 a 40 minutos. Após o exame, o paciente deverá permanecer em observação até recuperar-se do efeito da sedação. Será necessário um acompanhante maior de 18 anos para a liberação hospitalar.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR PREPARO PARA COLONOSCOPIA

DICAS DE SAÚDE

Saúde Digestiva

A saúde digestiva é afetada pelos alimentos que você come e seus hábitos de vida. Para uma boa saúde digestiva, siga algumas dicas:

  • Mantenha uma dieta rica em fibras, frutas, verduras, grãos e oleaginosas. Associada a essa dieta, mantenha um consumo de 1,5 a 2 litros de água todos os dias. Essas medidas auxiliam no adequado funcionamento intestinal, contribuem para a digestão e previnem doenças como a constipação crônica, diverticulite e câncer colorretal;
  • Evite alimentos processados (salsicha, presunto, salame, macarrão instantâneo, sopa em pó, lasanha ou pizzas prontas) muito usados em lanches e preparações rápidas. As substâncias utilizadas para a conservação de tais alimentos (defumados, nitritos e o sal) podem provocar o surgimento de...CONTINUE LENDO