PREVENÇÃO DE TUMORES

A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce.

O rastreamento dos tumores corresponde a realização de exames em pacientes assintomáticos para detectar a doença em seu estágio inicial. Essa medida aumenta a possibilidade de tratamento, sobrevida, cura e reduz a mortalidade por câncer.

Dra. Danielle Damo - Endoscopia

Na gastroenterologia, o rastreamento do câncer de intestino já está bem estabelecido. O principal objetivo é a detecção e remoção de lesões precursoras do câncer, como os pólipos intestinais.

Quando encontradas alterações na colonoscopia de rastreamento, alguns dos achados determinarão o intervalo para repetição do exame. Por exemplo, conforme o número de pólipos, tamanho e seu tipo histológico, o médico informará o intervalo ideal para o seguimento dessa prevenção.

DICAS DE SAÚDE

Saúde Digestiva

A saúde digestiva é afetada pelos alimentos que você come e seus hábitos de vida. Para uma boa saúde digestiva, siga algumas dicas:

  • Mantenha uma dieta rica em fibras, frutas, verduras, grãos e oleaginosas. Associada a essa dieta, mantenha um consumo de 1,5 a 2 litros de água todos os dias. Essas medidas auxiliam no adequado funcionamento intestinal, contribuem para a digestão e previnem doenças como a constipação crônica, diverticulite e câncer colorretal;
  • Evite alimentos processados (salsicha, presunto, salame, macarrão instantâneo, sopa em pó, lasanha ou pizzas prontas) muito usados em lanches e preparações rápidas. As substâncias utilizadas para a conservação de tais alimentos (defumados, nitritos e o sal) podem provocar o surgimento de...CONTINUE LENDO