ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

É o procedimento que permite examinar a porção superior do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno). Possibilita a realização de biópsias e pesquisa de Helicobacter pylori (bactéria associada a ocorrência de gastrite, úlcera, linfoma gástrico).

Dra. Danielle Damo - Endoscopia

Quando deve ser realizada?

Está indicada para investigação de dor abdominal, azia, queimação, estufamento, vômitos, dificuldade para engolir, anemia sem causa aparente, diarréia crônica, entre outros sintomas.

Como é feita?

Realizada sob acompanhamento e sedação anestésica, em ambiente hospitalar, tem duração aproximada de 20 minutos. Após o exame, o paciente deverá permanecer em observação até recuperar-se do efeito da sedação. Será necessário um acompanhante maior de 18 anos para a liberação hospitalar.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR PREPARO PARA ENDOSCOPIA

DICAS DE SAÚDE

Saúde Digestiva

A saúde digestiva é afetada pelos alimentos que você come e seus hábitos de vida. Para uma boa saúde digestiva, siga algumas dicas:

  • Mantenha uma dieta rica em fibras, frutas, verduras, grãos e oleaginosas. Associada a essa dieta, mantenha um consumo de 1,5 a 2 litros de água todos os dias. Essas medidas auxiliam no adequado funcionamento intestinal, contribuem para a digestão e previnem doenças como a constipação crônica, diverticulite e câncer colorretal;
  • Evite alimentos processados (salsicha, presunto, salame, macarrão instantâneo, sopa em pó, lasanha ou pizzas prontas) muito usados em lanches e preparações rápidas. As substâncias utilizadas para a conservação de tais alimentos (defumados, nitritos e o sal) podem provocar o surgimento de...CONTINUE LENDO